Assine pelo Desmatamento Zero

sábado, 28 de julho de 2012

3D - Proteger e Cuidar de Madeiras

Proteger e Cuidar de Madeiras

A Madeira tem tido sempre um papel importante na nossa vida, seja no interior ou no exterior. A sua força, beleza e adaptabilidade torna-a o material ideal para todos os tipos de uso.
Na sua centena de variedades, ela é tão forte e versátil como decorativa. Existem poucas construções que não contenham madeira: casas, mobílias, ferramentas, veículos, barcos, instrumentos musicais, cercas, etc.

Mas a madeira é também vulnerável ao ataque da humidade, de plantas e de animais. Podridão seca e húmida, térmitas, caruncho, etc., as ameaças são diferentes em diferentes climas, mas os resultados do ataque são semelhantes.
É importante cuidar das madeiras, não apenas salientando a sua beleza natural, mas também protegendo-a e preservando-a.

Inimigos da madeira

Para suportarem as agressões do clima e da poluição, as madeiras exteriores devem ser protegidas. A madeira tem diversos inimigos, em relação aos quais é preferível não facilitar.

Humidade - Se não estiver protegida, a madeira tem tendência a absorver a humidade, correndo o risco de desenvolver bolor e fungos e pode apodrecer. É por esta razão que aconselhamos a proteger as madeiras com um produto apropriado, como por exemplo, um imunizante ou uma velatura e acabar com
 um verniz ou um esmalte.

Sol - O sol e o vento secam a madeira. Quanto aos raios ultravioletas (UV), modificam a cor desta e degradam a estrutura das fibras. Quanto mais escuro for o produto de protecção, melhor protege a madeira contra as influências atmosféricas, mas mais a madeira irá captar o calor. Quando a madeira aquece, podem aparecer tensões e, de seguida, fissuras. Por isso deverá aplicar um produto de cor médio, suficientemente escuro para limitar os efeitos dos UV.

Bolores e Fungos - A madeira que fica húmida durante muito tempo está sujeita aos bolores e aos fungos, o que, com o tempo provoca o apodrecimento das mesmas. É por esta razão que é aconselhável tratar as espécies de madeira menos resistentes (faia) ou mais macias (abeto, pinho) contra os bolores. Nas madeiras de espécies mais duras (carvalho, castanho,) e nas exóticas (acajou, afzélia, cerejeira, etc.) este tratamento é menos indispensável. Use um produto de protecção de madeiras exteriores que contenha um fungicida.

Insectos - Ao contrário do que normalmente se pensa, não deverá recear o bicho da madeira nas madeiras exteriores, porque a temperatura e o grau de humidade não proporcionam as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Já nas madeiras interiores, as larvas dos insectos que se alimentam de madeira encontram as condições óptimas para se reproduzirem, pelo que será necessário um tratamento preventivo ou curativo com produtos apropriados.


Preparação

As grandes fissuras e os buracos na madeira são tapadas com pasta de madeira ou betume para madeira, antes da aplicação da primeira demão. Opte por uma cor semelhante à da madeira que vai envernizar ou pintar.

A madeira que já foi tratada e ainda está em bom estado deve, simplesmente, ser limpa e ligeiramente lixada, de modo a que a demão seguinte adira melhor. Depois de lixar, limpe a madeira com um pano seco.

Se o pano ficar com resíduos de tinta, é sinal de que esta última se encontra muito solta para acolher uma nova demão. Deve, por isso, ser eliminada.

Se a tinta antiga descama ou tem fissuras, lixe-a ou decape-a e pinte de novo.

Nas madeiras mais porosas, aplique primeiro um tapa-poros (desde que não se trate de madeiras de exterior).

O musgo e as algas eliminam-se com uma solução de lixívia.


Podridão da Madeira

Localizar a causa da humidade e eliminá-la, retirar a madeira podre, bem como todo o pó, aparas, serradura, ou qualquer outro material que possa estar infectado, e reparar com madeira nova. Aplicar um Imunizador Cuprinol anti-caruncho e, acabar com uma tinta de esmalte ou um verniz para madeiras.


Decapar a pintura

Pode acontecer que o verniz ou a tinta sejam muito antigas para serem cobertos com uma camada nova. Os casos seguintes ilustram as situações em que é preferível decapar a pintura antiga:

- Se a tinta fissura ou estala.

- Se a tinta antiga está mole, ou com bolhas.

- Se a tinta esfarela.

- Se a acumulação de camadas de tinta torna difícil o fecho da janela ou da porta.

- Se deseja devolver à madeira o seu aspecto original, para poder envernizá-la.

Use um decapante químico ou térmico, dependendo do tipo de superfície, da natureza da superfície e do tipo de tinta ou verniz existente na superfície. Dependendo do caso aconselhe-se sempre com um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário